Thiago Almasy

Ator, Roteirista e Diretor

Crédito: Florian Boccia
 

Thiago Almasy é um ator, roteirista e diretor baiano. 

É formado pelo 28º Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia, tem passagem pelo Bando de Teatro Olodum, pela Universidade Livre de Teatro Vila Velha, pela Companhia de Teatro da UFBA e pelo Teatro da Queda, tendo atuado em mais de 14 espetáculos profissionais - com destaque para as montagens "REBOLA!" (2016) e "Nau" (2021), vencedoras do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Espetáculo Adulto. 

Foi ator nos filmes “Onze Minutos” (2018), “Eu, Empresa” (2021) e “Na Rédea Curta” (2022) - tendo neste último também exercido as funções de produtor executivo e co-roteirista.

Criou e estrelou a websérie "Na Rédea Curta" (2018), trabalho pelo qual foi duas vezes indicado como melhor diretor de comédia nas edições de 2019 e 2022 do Rio WebFest. Com mais de 90 milhões de acessos na internet, o projeto desdobrou-se em um espetáculo teatral e em um longa-metragem homônimo (2022), sob a direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio.

Escreveu roteiros para o sitcom “Tô de Graça” (2019-2020) e para o talk-show “Jojo Nove e Meia (2022), ambos para o canal Multishow, além de ter sido roteirista e produtor de histórias da 1ª temporada do reality-show “LOL: Se Rir, Já Era” (2021, Amazon Studios). Seu primeiro curta-metragem como diretor, a ficção científica “Via Láctea” (2021), vem sendo exibido em festivais do gênero no Brasil e afora, com 6 prêmios recebidos dentre um total de 21 seleções oficiais.

Foi selecionado para a turma de 2022 do Segundo Ato - programa de aceleração da Netflix voltado para roteiristas negros e oriundos de povos originários - mesmo ano em que o “Na Rédea Curta” foi selecionado para o Fundo Vozes Negras, iniciativa global do YouTube que visa apoiar criadores e artistas negros.

+ currículo completo

CriativoLucas Barros