Rita Piffer

Roteirista e Diretora

Crédito: Mariana Bley
 

Rita Piffer é criadora, roteirista e diretora. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e obteve o seu MFA em Cinema na San Francisco State University. Já desenvolveu projetos para produtoras audiovisuais brasileiras e internacionais, entre elas o canal Studio+, Gullane, VideoFilmes, RT Features e Gaumont.

Atualmente desenvolve uma série de ação feminina adolescente de sua criação para um streaming norte-americano, o conteúdo ainda sob sigilo. Escreveu o longa-metragem “Cyclone”, um drama de época dirigido pela premiada cineasta Flávia Castro (“Deslembro”, 2018, e “Diário de Uma Busca”, 2010), estrelado por Luiza Marianaie Eduardo Moscovis e com previsão de lançamento para 2024.

Rita fez parte do núcleo de criação de séries “Refinaria de Histórias” da Revista Piauí, foi roteirista da série documental Retratos Urbanos, 2020, exibida pelo canal Futura, e, em 2021, ganhou o Edital VIVA CINEMA do estado do Rio de Janeiro para produzir o seu primeiro longa-metragem documental, “Paradeiros”, agora em fase de montagem.

Foi selecionada para participar como autora do laboratório SESC ARGUMENTA, com o infanto-juvenil “Os Céus de Teté”, e do NOVAS HISTÓRIAS, com o coming-of-age “O Debut de Teresa”. Seus curta-metragens foram exibidos internacionalmente em festivais de cinema experimental. Ganhou o Prêmio Eileen Maitland - dedicado aos filmes que dão voz às mulheres - no 55th Ann Arbor Film Festival, pelo filme "Ausência de Memória”, 2017, e “Ghost Syndrome”, 2013, faz parte da coleção permanente do Outfest UCLA Legacy Project for LGBT Moving Image Preservation. O seu último curta-metragem documental, “Hotel Tropical”, em parceria com Sérgio Machado, foi lançado pela Uol Mov.docs, em 2020.

+ currículo completo

CriativoLucas Barros