Pedro Freire

Diretor e Roteirista

 

Diretor, roteirista e professor, graduou-se em Direção de Cinema na EICTV (Cuba) e Artes Cênicas na CAL (Rio de Janeiro).

Seu primeiro longa-metragem, MALU, foi o único filme brasileiro selecionado para o World Cinema Dramatic Competition no Festival de Sundance 2024, entre 10 filmes de ficção do mundo, com críticas extremamente positivas.

Sua filmografia inclui 8 curta-metragens exibidos na competição de festivais como Veneza, Locarno, Havana, Oberhausen, Turim, Huelva, Cinéma du Réel, Rio e São Paulo. O curta “O teu sorriso” (2009), estrelado por Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha, ganhou diversos prêmios no Brasil e esteve na competição de Veneza. "Antesala" estreou no Centre Georges Pompidou. “Se por acaso” (2016) foi filmado sob a supervisão artística de Abbas Kiarostami e estreou no festival de Locarno. Com "Depois da Festa" ganhou o prêmio de melhor diretor em Tokio.

Dirigiu as peças teatrais “Outros Tempos”, de Harold Pinter e “Vista de Cima”, de Bráulio Mantovani.

Dirigiu 11 programas de ficção para TV, incluindo novelas sob direções gerais de Luiz Fernando Carvalho e Maurício Farias, alguns episódios da série As Canalhas (GNT) e a direção geral de três temporadas do sitcom Morando Sozinho (Multishow). Escreveu, para a TV, 4 bíblias completas de séries de ficção para produtoras diversas.

Foi assistente de direção para Karim Aïnouz, Lucia Murat e para os diretores teatrais Enrique Diaz e Bia Lessa. Trabalhou como roteirista para Aïnouz e para Ruy Guerra; preparador de elenco para Marcelo Gomes, Cao Guimarães e Eduardo Valente; colaborador de Sandra Kogut e Charles Watson. Escreveu o roteiro de “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld, prêmio Carte Blanche no festival de Locarno e melhor roteiro no Festival da Fronteira.

Professor Titular dos cursos de Direção nas escolas de cinema EICTV (Cuba), Altos de Chavón (República Dominicana) e AIC (RJ/SP). Participou das residências Director’s Lab, no Lincoln Center Theater, em Nova York (2012) e no Berlinale Talent Campus (2008).

+ currículo completo

Lucas Barros